top of page

Manual do Convencional

Atualizado: 8 de out.




Programação



PROGRAMAÇÃO DA 20ª CONVENÇÃO DA CIBIPAR


Sexta dia 10 de outubro


15:00h - Inscrições

18:00h - Jantar

19:30h - Cerimonial de Abertura - Elza Bordin - Presidente do DEFEPAR

Culto de Abertura - Direção - Pr. Jorge

Louvor - Ministério Local

Oração Preletor - Pr. Adecildo

Ministração - Pr. Marcos Elias


Sábado dia 11 de outubro


09:00h - Direção Culto - Pr. Fernando

Louvor - Ministério Local

Oração Preletor - Pr. Zaqueu

Ministração - Pr. Marcos Elias

12:00h - Almoço


15:00h - Assembleia Geral Ordinária


18:00h - Jantar

19:30h - Direção Culto - Pr. Edvaldo

Louvor - Ministério Local

Oração Preletor - Pr. Fernando

Ministração - Pr. Marcos Elias

Ceia do Senhor - Presidente eleito da CIBIPAR



Palavras de Boas Vindas do Presidente da Cibipar.



Waldenberg Assunção
Waldenberg Assunção

Presidente da CIBIPAR

Ponta Grossa, 10 de outubro de 2025

Prezados convencionais,

Ponta Grossa, 10 de outubro de 2025

Prezados convencionais,

É com muita alegria e um coração transbordante de gratidão que dou boas-vindas a todos a nossa 20ª Convenção. É uma honra recebê-los neste tempo tão especial, onde juntos celebramos a unidade, a fé e o compromisso com o Reino de Deus. Não é apenas um número, mas um testemunho vivo da nossa fé inabalável, do nosso compromisso inegociável com a obra do Senhor e da nossa paixão por sua causa. Agradeço profundamente a cada pastor, líder e membro que atendeu ao chamado e se dispôs a participar deste encontro. Sua presença é um testemunho vivo de dedicação e amor pela obra do Senhor. Esta Convenção não seria possível sem o esforço e a fidelidade de cada Igreja aqui representada.

Neste evento o propósito sublime da unidade se manifesta de forma singular e poderosa, revelando a beleza do Corpo de Cristo. É na comunhão fraterna, no respeito mútuo, na cooperação sincera e no alinhamento de propósitos que encontramos a verdadeira força, a inspiração e a resiliência necessária para avançar e conquistar novos horizontes para o Reino de Deus e a expansão de nossa CIBIPAR em nosso Estado. Que estes dias sejam marcados por uma profunda edificação, por uma renovação espiritual genuína que nos impulsione e pelo fortalecimento dos laços indissolúveis que nos unem em Jesus Cristo.

Nos últimos dois anos, tive o imenso privilégio e a honra de percorrer as estradas do nosso amado estado do Paraná. Foram viagens abençoadas, repletas de aprendizado e inspiração, onde pude visitar diversos cafés de pastores, momentos preciosos de comunhão e troca de experiências e mais importante, estar presente em muitos campos missionários. Lá, testemunhei de perto a dedicação incansável, o fervor espiritual contagiante e a resiliência admirável dos nossos valorosos obreiros e das Igrejas locais. Cada visita foi uma inspiração profunda, um lembrete constante do vasto campo que o Senhor nos confiou e da necessidade urgente e imperativa de levarmos a sua mensagem transformadora de esperança e salvação a todos os cantos do nosso estado.

O tema central e profético da nossa convenção, "É TEMPO DE AVANÇAR", ressoa profundamente em nossos corações e mentes, não apenas como um slogan, mas como um chamado divino e estratégico para a nossa geração. Após quatro anos dedicados intensamente a socorrer igrejas e obreiros, um período de fundamental importância para a sobrevivência e melhor qualidade de vida ao cuidado pastoral, a restauração e o fortalecimento do rebanho, o Senhor nos chama agora a um novo e promissor tempo. É tempo de olhar para frente com fé inabalável e coragem renovada, de expandir as fronteiras do Reino de Deus em nosso estado, abrindo novos campos missionários e alcançando vidas preciosas para Cristo, que anseiam por esperança, paz e salvação eterna.

Que esta visão grandiosa de expansão nos impulsione a orar sem cessar, a planejar com sabedoria divina, a agir com ousadia e fé inabalável, e a semear com generosidade. Conto com a sabedoria, o discernimento e o empenho incansável de cada um para que juntos, possamos traçar estratégias eficazes e inspiradas pelo Espírito Santo para cumprir o "ide" do Senhor, levando o evangelho a toda criatura e fazendo discípulos em nosso estado.

Agradeço a nossa estimada diretoria pelo apoio, conselhos e disposição em lutar pelo bem-estar das igrejas e campos missionários de nosso de nosso estado, sem cada um de vocês nada seria possível de ser realizado com os resultados obtidos até aqui.

Reafirmo com toda a convicção, meu compromisso e minha total disposição em servir a esta Convenção com todo o meu coração, minhas forças como tenho feito ao longo destes anos. O relatório da presidência é a prova destes resultados.

Sigo à disposição para o que for necessário, buscando sempre em primeiro lugar, a glória de Deus e o bem-estar espiritual do seu povo. Mais uma vez, minha eterna gratidão às Igrejas fiéis que nos apoiam e ao apoio incondicional dos pastores e líderes por onde passei. Que Deus nos abençoe rica e abundantemente nestes dias de Convenção, e que seu santo nome seja glorificado!

Em Cristo Jesus deste simples co-servo, Waldenberg Assunção__ Presidente da CIBIPAR.


Em Cristo Jesus deste simples co-servo,


Waldenberg Assunção_

Presidente da CIBIPAR



Pauta da 20ª Assembleia da Cibipar.


Baixar 

ree
ree
ree

Relatório do Presidente da Cibipar - 2024/2025.

ree

    9 a 14 de janeiro - Apucarana - Levei o casal de pastores Gustavo e Bárbara para conhecerem a IBI de Apucarana. No dia 20 de janeiro reunimos a igreja para avaliação e votação do Pr. Gustavo, que em Assembleia foi decidido que gostariam de conhecer outro obreiro.

     Fevereiro - Guaraniaçú - A CIBIPAR fez um investimento de mais de 20 mil reais em nosso campo missionário na cidade de Guaraniaçu, pois o Templo teve avarias que comprometeram a estrutura, sendo construído em um aterro, sendo necessária a realização de obra de reforma para a segurança dos irmãos daquela igreja.

   14 de fevereiro - Tibagi - Nossa diretoria junto com presidente interino Pr. Adecildo, estiveram no terreno que recebemos de doação da IBI de Tibagi, para conhecerem e avaliar o projeto para construção. Neste momento eu estava recém operado.

    17 de fevereiro - Apucarana - Em Assembleia com a igreja, para votarem a ida

de um novo pastor. Pr. Augusto Tchikunga Lumingu, foi escolhido com mais de 95% dos votos dos irmãos presentes.

 21 de fevereiro - Mal. Cândido Rondon - Viajamos para a cidade de Mal. Cândido Rondon, para visitar o Pr. Willian que havia sofrido um acidente, e nos reunirmos com a liderança da igreja para tratarmos do momento em que a Igreja estava passando e da vinda de um novo Pastor, já que o Pr. Willian entregou o pastorado e a presidência da igreja. Porém a mesma precisou ser passada aos cuidados da IBI de Maripá, aos cuidados de nosso 2º tesoureiro Pr. Ademar Zimmermann, pois ficaram na igreja somente 9 pessoas e a igreja ficou sem condições do envio de alguém para lá. A CIBIPAR entrou com 1 salário para ajudar o Pr. Ademar no deslocamento de sua cidade até lá.

   02 de março - Cascavel - Na IBI do Morumbi Cascavel, na direção do Pr. Interino Ademar Zimmerman, foi eleito em Assembleia extraordinária o Pr. Douglas, para estar à frente da Igreja.

   04 de março - Atendemos o pedido do Pr. Eliéser no pagamento do projeto arquitetônico do STBIPAR para construção de sua sede no bairro de Los Angeles em Ponta Grossa.

14 a 17 de março - Foz do Iguaçu - Estive representando a CIBIPAR da Convenção da CIBI.

     24 de março - Sta. Helena - Viajamos para visitar o campo missionário de Sta. Helena para a consagração do irmão Jonatan Pagé á evangelista para ele também assumir a frente do trabalho de nosso campo missionário, já que o Pr. Douglas assumiu a IBI do Morumbi. Pr. Douglas ficará interino por um ano até que o Ev. Jonatan Pagé possa ser aprovado pela Igreja e Concílio e assim dar andamento a sua ordenação e posse da referida Igreja.

  11 de abril - Paranaguá - Café de pastores - Estive participando do café de pastores no litoral paranaense, na 3ª IBI de Paranaguá junto com o presidente da MOBIPAR, Pb. Pedro Goslem e lá apresentamos um breve relatório de nossas atividades no estado.

     Maio - Foz do Iguaçu - Pr. Celomar nos procurou para falar do desejo de uma Igreja em Foz do Iguaçu se filiar a nossa Convenção. Pr. Laerte foi comunicado, para poder acompanhar o processo junto com Pr. Celomar sobre futura filiação a 2ª IBI de Foz do Iguaçu.

   30 de maio a 1 de junho - Cascavel - Estive participando no Acampamento Renovare, da 2ª Conferência Teológica e Encontro de Pastores realizado pelo STBIPAR/UMBIPAR.

     8 de junho - Sertanópolis - Participei do café de pastores.

24 de junho - Campo Largo - foi efetuada a venda do terreno da Igreja Batista Independente de Campo Largo junto com a Pra. Raquel, para a aquisição futura de um novo terreno dentro de uma área mais urbanizada.

    29 de junho - Ponta Grossa - Ministrei no café de pastores dos Campos Gerais, a tarde fui para conhecer o possível local para realização da 20ª Convenção da CIBIPAR em Ponta Grossa. Acampamento da O Brasil Para Cristo.

     30 de junho - Ponta Grossa - Ministração no aniversário de 67 anos da 1ª IBI Nova Rússia.

    12 á 13 de julho - Campo Grande/MS - Estivemos em viagem para participar do sepultamento da nossa querida irmã Clarice, esposa do Missionário Samuel.

    03 de agosto - Londrina - Encontro das igrejas.

  17 e 18 de agosto - Paranaguá - Ministração aniversário da 3ª IBI de Paranaguá.

  18 de agosto - Matinhos - Estivemos na emancipação da IBI Matinhos, onde deixou de ser Congregação de Guaratuba.

   24 de agosto - Campo Mourão - Ministração no aniversário na IBI de Campo Mourão.

    31 de agosto - Ponta Grossa - Realizamos a nossa Conferência Missionária na cidade de Ponta Grossa, e tivemos como preletor o Pr. Oséias presidente da CIBIERGS. O evento foi realizado pela 1ª IBI Nova Rússia pelo nosso querido Pr. Edvaldo Suplano que foi um excelente anfitrião.

    24 de setembro - Sta. Helena - foi realizado a compra de um terreno na cidade de Santa Helena - PR, para a construção de um novo Templo. Ficamos comprometidos com os custos de documentações e ajuda nas parcelas. Na sequência seguimos com o planejamento de nossa diretoria de tornar este campo missionário emancipado no primeiro trimestre de 2025.

   11 a 13 de outubro - Guaratuba - Conferência do MOBILIZA Paraná - Estive lá com a mocidade do Estado dando apoio.

   18 á 20 de outubro - Curitiba - estive junto com Pr. Zaqueu junto com Pr. Zaqueu participarmos do café de pastores na capital de Curitiba. Pr. Zaqueu meu auxiliou na ministração do café e no treinamento de líderes no Bairro Novo. Eu fui convidado a ministrar sábado e domingo à noite no aniversário da 7ª IBI Filadélfia do Bairro Novo e domingo pela manhã na IBI Filadélfia do Jd. Das Américas do nosso estimado Pr. Pedroso.

    4 á 8 de novembro - Campinas/SP fui representado pelo Pr. Fernando nosso 1° secretário na reunião do Conselho Deliberativo da CIBI em nossa sede de Campinas.

   6 de dezembro - Apucarana - Estive realizando a consagração ao presbitério do irmão Cícero Hildenberg e a diaconato do irmão Osnil, na Igreja Batista Betel.


AGENDA DE VIAGENS 2025


    JANEIRO - Houve Assembleia duas vezes na IBIB em Apucarana para as tratativas da ida do novo pastor, assim como Assembleia duas vezes Rolândia, para o pedido de desligamento do Pr. Zaqueu e indicação de um novo pastor.

    08 de fevereiro - Primeiro de Maio - Café de pastores.

    09 de fevereiro - Rolândia - Assembleia extraordinária.

   12 de fevereiro - Campo Mourão - Visita ao campo missionário.

   16 de fevereiro - Apucarana - Assembleia extraordinária.

  27 de fevereiro - Santa Helena - Emancipação do campo missionário.

 15 á 16 de março - Guaratuba - Reunião com a diretoria e Assembleia extraordinária com a igreja, para ida de um novo pastor.

  19 á 22 de março - SERRA NEGRA/SP - Retiro de pastores da UMBI.

    01 a 03 - Cascavel - Treinamento da DEFEPAR.

    02 de maio - Matelândia - Visita ao Pr. João Salinas e igreja.

    24 de maio - Campo Grande/MS - Posse do Pr. Flávio.

    06 e 07 de junho - Guaíra - Retiro da UMBIPAR.

  12 de julho - Quedas do Iguaçu - Ministrar no aniversário da igreja.


  •   Reforma do nosso escritório em Ponta Grossa

  •   Transferência do terreno do Los Angeles para a CIBIPAR (Documentação)

  •   Transferência do terreno de Sta. Helena para a CIBIPAR (Documentação)

   03 agosto - Londrina - Ministrar no Congresso Estadual do DHOBIPAR.

  14 de agosto - Ponta Grossa - Reunião do Conselho deliberativo (Dirigido pelo Pr. Adecildo).

 15 de agosto - Pontal do Sul - Visita da comissão (Pastores Adecildo, Zaqueu e Jorge) ao Pr. Ale das tribos indígenas, para firmar contrato como missionário da CIBIPAR.

15 de agosto - Guaratuba - Reunião com Conselho Eclesial e Assembleia Extraordinária.

03 de setembro - Francisco Beltrão - Visita ao campo missionário (Pr. Fernando).

 05 de setembro - Guaratuba - Reunião com o Conselho Eclesial.

 12 de setembro - Guaraniaçu - Visita ao Campo Missionário.

26 á 28 de setembro - Guaratuba - Ministração no encontro de casais da IBI da Fazendinha.

  10 á 11 de outubro - Ponta Grossa - 20ª Convenção da CIBIPAR.





Relatório do Conselho Fiscal


Parecer do Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da CIBIPAR Convenção das Igrejas Batista Independente do Paraná Composto pelos seguintes Membros:

Adailton Eufrauzino da Silva, Izabel Machado e Walmir Rocha Wenceslau Junior no uso de suas atribuições analisaram os demonstrativos e comprovantes de receitas e de despesas constantes dos Extratos Bancários e Balancetes de novembro/2023 a agosto/2025, considerando Normal a movimentação Financeira e apta para aprovação em plenário.

Ponta Grossa - PR, 29 de setembro de 2025.

ree



Relatório da Umbipar


Presidente – Pr. Moacir de Andrade

O relatório de 2024 até junho de 2025 foi apresentado no evento de conferência para pastores e obreiros da Umbipar, em junho de 2025, realizado na cidade de Guaíra–PR, ocasião em que aconteceu a eleição da diretoria para o exercício do próximo biênio. Foram eleitos para os respectivos cargos: presidente, pastor Moacir de Andrade; vice-presidente, pastor Elton de Melo; secretária, pastora Rosilene Leite Andrade; tesoureiro, pastor Derci Vogler; e membro adjunto, pastor Douglas Santos.

Na plenária da assembleia, durante a referida conferência, foi sugerido e votado  que se enviasse uma carta circular para todas as nossas igrejas do Paraná. Essa carta  foi enviada  no dia 17 de julho do mesmo ano. A circular foi em nome da UMBIPAR, Cibipar e com a assinatura também do presidente da Cibi.



O presente relatório é referente às atividades de junho até outubro de 2025. Seguem as atividades:

 

  Conferência da Umbipar nos dias 06 e 07 de junho, na cidade de Guaíra–PR.

ree


 

No dia 16 de junho estivemos em uma visita ao pastor Zaqueu em Rolândia e noite com o pastor Sérgio Cardoso Carvalho Junior em Arapongas.

No dia 29 de agosto estivemos em Cascavel em uma reunião do Stbipar, onde  o encontro de pastores com atualização teológica de 2026 foi planejado.

De 4 a 7/09, o presidente da UMBIPAR esteve presente no  Conafebi em Foz do Iguaçu.



Nos meses de agosto, setembro e outubro tivemos quatro ordenações ao ministério da palavra na Umbipar. Louvado seja Deus pelos novos pastores.

 

09/08/2025 – Concílio e ordenação ao ministério da Palavra do irmão Atos Aires, em Curitiba–PR.


 



19/08/2025 – Concílio de três obreiros, em Cascavel–PR.

ree

 

 


13/09/2025 – Ordenação ao ministério da Palavra do irmão Djonatan Pajé, em Santa Helena–PR. 

 




27/09/2025 – Ordenação ao ministério da Palavra da irmã Adriana, em Quedas do Iguaçu–PR.



 

04/10/2025 – Ordenação ao ministério da Palavra do irmão Egon Henrique Alves Rocha, em Londrina–PR.

 


Estes irmãos, agora ordenados, serão devidamente recebidos na Ordem de Pastores Batistas Independentes – Umbipar.

 


Relatório do Dhobipar


DHOBIPAR

Relatório Bienal (2024/2025)

ATA DO RELATÓRIO BIENAL

Período: Janeiro de 2024 a Outubro de 2025

Elaborado por: DHOBIPAR

Objetivo: Apresentar de forma organizada as atividades, eventos e projetos realizados ela DHOBIPAR ao longo do biênio, destacando resultados, impactos e participação das regionais do estado do Paraná.

1. Ano de 2024

• Reunião anual com a liderança regional do Norte do Paraná, com o objetivo de apresentar o

planejamento do ano, promover a integração das lideranças e formalizar as datas de aniversários.

• Comunhão e Lazer – Trabalho realizado pela DHOBIPAR e DFEPAR da região norte do estado, com o objetivo de promover a integração entre homens, mulheres e familiares da igreja. Esse encontro ocorre uma vez por ano, em uma chácara, onde é servido um café da manhã, seguido por momentos de lazer, ministração da Palavra e encerramento com um almoço. O evento reúne, em média, de 200 a 250 pessoas.

2. Ano de 2025

• 01/2025 – Renúncia do 1º Presidente do DHOBIPAR, Miguel, assumindo o 2º Vice-Presidente, Valdelino.

• 01/2025 – Planejamento para o ano de 2025, com foco principal na realização de um Congresso Estadual.

• 01/2025 – Reunião de alinhamento com a diretoria do DHOBIPAR para votação sobre a realização do Congresso.

• 02/2025 – Eleição da diretoria regional para avançar e apoiar as regionais. Neste ano, os próprios membros da diretoria ficaram responsáveis por trabalhar nas regionais.

• 02 a 07/2025 – Abertura de conta corrente para o DHOBIPAR, além do planejamento e execução do Congresso.

• 01 a 08/2025 – Participação nos cafés com pastores, buscando apoio para o fortalecimento do DHOBIPAR.

• 01, 02 e 03/08/2025 – Realização do Congresso Estadual de Homens do DHOBIPAR, em Londrina- PR.

• 09/2025 – Oferta missionária do DHOBIPAR para missões.

Encerramento

A DHOBIPAR agradece à diretoria da CIBIPAR pelo apoio contínuo e à equipe DHOBIPAR pelo comprometimento, dedicação e esforço para realização de todas as atividades ao longo do biênio.

Assinatura:

Valdelino de Santana

Presidente da DHOBIPAR





Relatório do Defepar

ree


Relatório Defepar ano 2024 Departamento Feminino do Paraná Presidente- Elza Bordin

 

Dia 9 de Março de 2024 –Iniciamos o ano participando do Encontro Regional Noroeste. Realizado em Maringá - PR.



Dia 14 a 16 de março de 2024 – Congresso Nacional CIBI. Realizado em Foz do Iguaçu-PR.





Dia 20 de abril de 2024 – Encontro Regional Sul. Realizado em Guaratuba-PR.





Dia 04 de maio de 2024 – Encontro Regional Sudoeste. Realizado em Pato Branco-PR.






Dia 18 de maio de 2024 – Encontro Nacional de líderes. Realizado em Campinas-SP.






Dia 01 de junho de 2024 – Participação da presidente Elza Bordin na Conferência de Atualização Teológica. Realizado em Cascavel-PR.


Dia 08 de junho de 2024 – Encontro Regional Campos Gerais. Realizado na cidade de Arapoti-PR.





Dia 10 julho de 2024- Reunião da diretoria em Londrina para tratar de assuntos relacionados ao congresso Defepar, Realizado em Foz do Iguaçu do Iguaçu-Pr.

Dia 13 de julho de 2024 – Encontro Regional Norte. Realizado em Londrina-PR.


ree



Dia 15 a 17 de agosto de 2024 – Congresso feminino da CIBILA. Realizado em Nova Santa Rosa-PR.




Dia 31 de agosto de 2024 – Conferencia missionária. Realizada em Ponta Grossa-PR.


ree


Dia 21 de setembro de 2024 – Encontro Região Oeste. Realizado em Guaíra-PR.


ree


Dia 08 de outubro de 2024 – Reunião da diretoria. Realizado em Guaíra-PR.


Dia 26 de outubro de 2024 – Participação da diretoria do Defepar, no congresso DEFESC. Realizado em Santa Catarina-SC.



ree


Dia 08 a 11 de novembro de 2024– Congresso Defepar. Realizado em Foz do Iguaçu-PR.



Ver mais fotos deste evento


Dia 22 de novembro de 2024 – Confraternização da diretoria do DEFEPAR. Realizado em Quedas do Iguaçu-PR.


ree




Relatório Defepar 2025


Iniciamos o ano com o nosso Encontro Regional Noroeste. Esse encontro foi dia 15 de março, em Cianorte-Pr. Encontro abençoado com a palavra edificante da preletora Cristina Adrian.


ree


Aproveitando a oportunidade de a diretoria estar reunida e fizemos uma reunião para acertar detalhes do I Fórum estratégico Visionário.


Dia 12 de Abril, realizamos o Encontro regional Sudoeste na cidade de Quedas do Iguaçu. Uma tarde memorável onde tivemos a oportunidade de rever as irmas e ter um momento de comunhão. Coroado com a ministração maravilhosa da Pra. Fernanda Santos.

ree


Nos dias 01 a 04 de maio- Realizamos nosso treinamento para líderes. 1º Fórum estratégico visionário. O local foi a chácara Renovare em Cascavel-Pr contamos com a presença de 100 líderes. Um tempo de aprendizado para a visão estratégica do futuro para as líderes.


ree




16/06- Reunião On-line com as líderes para alinhamento regional.



Dia 25/06-Reunião On-line com as articuladoras. Tempo de alinhar processos regionais.


Dia 12/07- Realizou-se em Cascavel-Pr o encontro Regional Oeste. Contamos com a presença de mais de 100 mulheres da região. Uma tarde de comunhão, alegrias, encontro e reencontros. Porque bom mesmo é estar juntas.

ree



Dia 30/08- Encontro regional Sul- na cidade de Curitiba-Pr. Contamos com a presença de 120 mulheres. Encontro marcado por grandes surpresas. Recebemos uma excelente recepção e um tempo de comunhão com as amadas irmãs da região Sul.


ree



De 04-07/09- Estivemos participando do 16º congresso Conafebi em Foz do Iguaçu-Pr.

O Defepar marcou presença com as irmãs do estado do Paraná. Aproveitado o momento para o lançamento do livro MULHRES EM MISSÃO. Do qual a presidente Elza Bordin é co-autora.

ree



27/09- Participamos do Encontro Regional Campos Gerais na cidade de Ponta Grossa-Pr.

ree


Saiba mais sobre o trabalho do Defepar

Visite o nosso Site. www.defepar.com



10 e 11/10- Na cidade de Ponta Grossa-Pr, participaremos da Convenção Estadual. Cremos que será um Encontro abençoado como os anteriores.

31/10 – Agendada a Reunião da diretoria Defepar em Londrina-PR.

01/11- Em Londrina-Pr, acontecerá o Encontro Regional Norte. Com certeza será um grande evento.




Relatório da Mobipar


MOBIPAR

Relatório Bienal (2024/2025)


ree




ATA DO RELATÓRIO BIENAL

Período: Janeiro de 2024 a Outubro de 2025

Elaborado por: MOBIPAR

Objetivo: Apresentar de forma organizada as atividades, eventos e projetos realizados pela MOBIPAR ao longo do biênio, destacando resultados, impactos e participação das regionais do estado do Paraná.

Ano de 2024

Abril/2024

  • Iniciamos o ano buscando local para o Mobiliza Paraná, sendo fechado com a associação indicada pelo Pastor Adecildo (SINDAFEP). O evento ficou agendado para os dias 11 a 13 de outubro.

  • Com o local definido, iniciamos a divulgação do evento e formas de pagamento, além da organização da alimentação e definição dos preletores.

  • Realizamos visitas às igrejas da região norte, principalmente em aniversários de departamentos de jovens. Participamos da III IBI de Londrina (Violim) e do aniversário dos jovens da I IBI de Cambé (Novo Bandeirantes).

  • A Região de Campos Gerais realizou encontros regionais, com resultados positivos e bênçãos para os participantes.

  • Na Região Oeste, em Guaraniaçu, foi promovido um Impacto Missionário de Carnaval, incluindo o musical "O Circo da Alegria", alcançando mais de 300 pessoas evangelizadas.

  • Entre abril e setembro, realizamos a divulgação do Mobiliza Paraná, com as visitas regionais, participando de cultos e cafés com pastores das regiões.

Outubro/2024

  • O Mobiliza Paraná Awake ocorreu de 11 a 13 de outubro, superando desafios e sendo marcado por bênçãos extraordinárias, incluindo o batismo de irmãos da igreja de Guaratuba e o encerramento com a Ceia do Senhor.

  • Tivemos as participações do Pr. Matheus Vieira Cândido, ministrando a palavra, Ancarlos Melo da MOBI Nacional, Micheli e Núbia com a ministração do livro “Talita Cumi”, a participação especial do cantor Mauro Henrique, e a banda MOBIPAR ministrando o louvor.

  • Realizamos uma pesquisa pós-evento, com maioria de feedbacks positivos.

  • Durante o período, houve fortalecimento das regionais com apoio de pastores, destacando o incentivo do Pastor Edvaldo e a parceria do Presidente Pastor Waldenberg e do Pastor Adecildo, garantindo apoio logístico e financeiro.

 

Ano de 2025

  • Abril/2025

  • No período pós-Mobiliza, intensificamos o trabalho nas regionais do estado, adotando o modelo Aliança Jovem, inspirado na experiência da Região de Campos Gerais.

  • Região Norte: Primeiro encontro em março, com média de 120 participantes; próximo encontro agendado para 17 de maio na Primeira Batista Independente de Arapongas.

  • Região Sudoeste: Retiro de carnaval em Pato Branco.

  • Regiões Noroeste e Litoral: Identificadas dificuldades de apoio e de um plano de ação em desenvolvimento. Estamos buscando fortalecer a regional.

  • Região de Curitiba: Encontros mensais em diversas localidades (Campo Magro, Vila Verde, Jardim das Américas, Bairro Novo e Portão), com média de 120 participantes; desafios com falta de apoio pastoral.

  • Região Oeste: Impacto de carnaval em Marechal C. Rondon, com participação da IBI sede de Cascavel e jovens de Guaira.

  • Santa Helena e IBI Morumbi de Cascavel: Realizaram um acampamento de carnaval.

  • Novo Sarandi: Reinício da movimentação de adolescentes; acampamento programado de 25 a 27 de abril, ministrado pelo Daniel Junior em representação da MOBIPAR.

  • Toledo: Será realizado o acampamento de inverno (Winter camp) dos Forasteiros de Cascavel em parceria com a MOBIPAR OESTE de 25 a 27 de julho na chácara Iftael, com participação das IBI de Cascavel, Guaíra, Santa Helena, Novo Sarandi e Quedas do Iguaçu; algumas cidades da região continuam sem participação por priorizarem eventos da Intermobi.

Outubro/2025

  • Os encontros regionais foram destaque, promovendo impacto positivo na juventude do Paraná.

  • O Wintercamp dos Forasteiros de Cascavel e Mobipar Oeste, realizado em julho, contou com mais de 120 jovens e adolescentes, com pregação da Núbia e Michele de Rolândia, representando a MOBIPAR, e presença da diretoria (Djonatan Pagé e Daniel Junior).

  • Após o acampamento a MOBIPAR realizou o lançamento de um E-BOOK gratuito para liderança, contendo princípios, técnicas, dicas e ideias sobre liderança com excelência.

  • Em setembro, jovens de Pato Branco organizaram o "Praise on Fire", evento de louvor e adoração com participação de diversas igrejas.

  • Encerramento do biênio com gratidão a Deus por tudo que foi realizado e pelos frutos gerados em jovens e líderes.

Encerramento

A MOBIPAR agradece à diretoria da CIBIPAR pelo apoio contínuo e à equipe MOBIPAR pelo comprometimento, dedicação e esforço para realização de todas as atividades ao longo do biênio.

Assinatura:

Pedro Goslem

Presidente da MOBIPAR



Relatórios dos Campos Missionários


Guaraniaçu - PR
ree

Saudações em Cristo Jesus, deste conservo, Gilvan Júnior. Graça e Paz sejam com todos!

Gostaria de iniciar este relatório agradecendo ao nosso Bondoso Deus, por sua misericórdia e bondade em nossas vidas. Também destaco neste relatório, a importância da minha família estar juntamente comigo engajada nesse projeto confiado por Deus, enfatizando todo o apoio de minha querida esposa Ana Paula, e dos demais filhos que me acompanham, Davi, Jully Sophí e Anna Laura minha caçulinha. Louvo ao Senhor pela nossa querida convenção regional, a CIBIPAR, na pessoa do Pastor Waldenberg, amado presidente e demais componentes da mesa diretora. Destaco o Pr.Waldenberg, pois tem sido como um pai, sempre solicito, mantendo contato constante referente ao campo de Guaraniaçu e atendendo sempre as solicitações que visam o crescimento e a manutenção do campo. Meu muito obrigado!


Relatório Campo Missionário IBI Guaraniaçu

Podemos dizer que Deus tem sido muito bondoso conosco, pois tivemos nestes últimos anos algumas conquistas que nos alegrou imensamente. Algumas estratégias adotadas têm sido muito frutíferas para o trabalho na cidade de Guaraniaçu. Atividades recorrentes estão sendo feitas, como: visitas pastorais, visitas de relacionamentos, grupos de estudos no templo, o projeto CASA (Comunhão, Adoração, Serviço e Almas) tem avançado, inúmeros quilômetros rodados com o carro de som, escola de oficinas musicais, relacionamentos com autoridades locais, capelania hospitalar dentre outras. Tivemos um acréscimo nas frequências do culto, bem como, pessoas que passaram pelo estudo de preparação e optaram em entregar as suas vidas a Jesus, seguindo a sua ordenança através do batismo nas águas.


A seguir algumas fotos anexadas, acompanhadas da explicação:


:

As fotos acima retratam o nosso último café da comunhão, para ser mais específico, o III Café da Comunhão. Essa tem sido uma das principais estratégias adotadas, a qual Deus colocou em meu coração logo quando chegamos em Guaraniaçu, há exatos dois anos e oito meses. Não tivemos muito sucesso no 1° café realizado, pois estava muito frio. O 2° foi melhor, mas o 3° superou! Neste último tivemos um sorteio onde foram arrecadados e sorteados mais de 32 brindes. Sem dizer a apreciação de um deliciosos café, a presença do grupo ‘’levitas’’ de Cascavel que abrilhantou ainda mais esse momento e um tempo precioso de comunhão, fortalecendo a unidade, esta que é a essência dos Batistas Independentes.



As fotos acima mostram o nosso zelo com o templo, nos dedicando a revitalizar a pintura interna, mantendo também um ambiente mais moderno e aconchegante. Trocamos também os refletores da fachada (As fotos não foram colocadas aqui para não ficar carregado de muitas fotos), e tivemos também um problema na energia elétrica do templo, provocando um curto-circuito e falta de energia, onde fomos socorridos pela CIBIPAR, tendo toda a manutenção custeada pela mesma. Deus é maravilhoso!

Foi feito também a melhoria na climatização do templo, com a instalação de 4 ventiladores.



Temos investido de forma recorrente no discipulado, através dos grupos de estudos e momentos de confraternização. Buscando sempre enfatizar a Palavra, esmiuçando a mesma, que tem trazido resultados satisfatórios para o reino de Deus. Vidas impactadas, alicerces espirituais sendo construídos.



Algumas vidas desceram as águas através do batismo,  reconhecendo Cristo como seu Único e Suficiente  Salvador, sem contar aquelas que foram recebidas como membros, e as que estão no processo para futuramente descer as águas.



Duas fotos que representam o agir de Deus neste amado campo missionário de Guaraniaçu; A primeira demonstra uma rica oportunidade que tivemos de pregar e louvar no aniversário do município. Um evento que reuniu cerca de 5 mil pessoas (estimativa dos bombeiros) onde pessoas foram evangelizadas por meio da Palavra e através do Louvor. A semente foi plantada! A segunda mostra um dos nossos últimos cultos de domingo, onde vidas sedentas têm chegado e Deus tem derramado a Sua Bondade.


Encerro este relatório agradecendo a Deus, por sua Bondade e Fidelidade para conosco. As estratégias que Ele tem dado tem surtido efeito satisfatório, acreditando que se trata de uma plantação com resultados extraordinários para o reino de Deus. Agradeço todo o apoio de nossa amada Convenção, a CIBIPAR, a qual com muito orgulho e honra procuro amar, e replicar a importância da mesma para a comunidade a qual me foi confiada pastorear. Agradeço aos irmãos que sempre conosco caminham juntos, que se empenham e se dedicam, a todos os envolvidos que tornam esse trabalho real. Só a Deus a Honra e a Glória, para Sempre. Amém!




Campo Grande - MS

Campo Grande - fotos do trabalho que fizemos na chácara dos irmãos da igreja.


Pastor responsável: Flávio Araújo Cavalcante

AGRADECIMENTOS

Amados irmãos, antes de relatar sobre o campo missionário, quero expressar minha gratidão, primeiramente, ao nosso bondoso Deus, pelo chamado para servi-Lo nesta obra, pelo cuidado, provisão e alegria que Ele nos tem concedido.

Sou grato também à diretoria da convenção, representada pelo seu presidente, pastor Waldenberg, pela oportunidade de servir, pela confiança em nós depositada e pelo zelo com as necessidades tanto do campo quanto da família missionária. Estendo minha gratidão a todas as igrejas que cooperam com esta obra, seja em oração ou em contribuição.

INÍCIO DO NOSSO TRABALHO

Chegamos ao campo missionário no dia 4 de abril deste ano, assumindo oficialmente o trabalho em maio.

Nosso primeiro objetivo foi conhecer melhor os irmãos, as necessidades da igreja e permitir que eles também nos conhecessem. Encontramos uma igreja ainda enlutada pela partida da esposa do missionário Samuel. Por isso, entendemos que não era o momento oportuno para realizar atividades comemorativas, como o culto de Dia das Mães.

DIFICULDADES DO CAMPO

1. A localização da igreja está em um bairro de classe média alta, onde o contato com os vizinhos é limitado.

2. Acessibilidade restrita, pois as ruas não são pavimentadas, dificultando o trânsito. Felizmente, a prefeitura já iniciou obras de asfaltamento no bairro, incluindo a rua da igreja.

3. A distância em relação aos bairros mais populosos. Como motorista de aplicativo, aproveito meu trabalho para evangelizar e convidar pessoas para a igreja. Apesar das promessas de visita, a distância tem sido um obstáculo.


TRABALHOS REALIZADOS

1. Ensinamento e conscientização da igreja sobre a importância do evangelismo.

2. Realização de um dia de comunhão em uma chácara, com culto ao ar livre, almoço e momentos de compartilhamento de experiências e testemunhos.

3. Testemunho público no bairro, aproveitando o culto ao ar livre para que a Palavra fosse ouvida nas casas vizinhas.

4. Estudos bíblicos no lar de um coronel reformado chamado Ubirajara, que abriu sua casa de bom grado e tem demonstrado a necessidade e desejo de se aproximar de Deus.


PROJETOS E DESAFIOS DO CAMPO

1. Regularizar a documentação do prédio da igreja junto à prefeitura, com apoio financeiro da convenção.

2. Ampliar os lares alcançados com estudos bíblicos evangelísticos.

3. Promover eventos dentro e fora da igreja, como encontros de casais, palestras para homens e eventos com jovens a fim de atrair visitantes e evangelizar.

4. Capacitar membros da igreja para ministrar estudos nos lares. Já iniciamos este processo com o irmão Bruno, um jovem disposto a aprender e servir sob supervisão pastoral.


CONCLUSÃO

Peço a todos os irmãos que orem para que Deus nos fortaleça diante das dificuldades, nos dê direção nos projetos e nos capacite em tudo que foi colocado diante dEle. Que nosso trabalho prospere em favor do Seu Reino, que vidas se rendam a Cristo e que o nome de Jesus continue sendo glorificado.

Que Deus abençoe nossa convenção e cada igreja que tem contribuído, orando e sustentando aqueles que estão no campo realizando o IDE do Senhor. Seguimos convictos do chamado e alegres por participar desta obra maravilhosa: levar a mensagem da cruz e crer que o Espírito Santo cumprirá Seu propósito, dando crescimento à Sua obra. “Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.” (Salmos 126:5-6)





Campo Mourão - PR

IGREJA BATISTA INDEPENDENTE

ree

DE CAMPO MOURÃO

Campo Missionário da CIBIPAR

Rua João Vecchi, 736 – Lar Paraná

Pr. Sergio Janiani e Missionária Roseli Janiani

(43) 99907-1143

Nossa gratidão primeiramente a Deus que nos tem abençoado e também à Cibipar, na pessoa de nosso presidente Pr. Waldenberg, diretoria e todas as igrejas que fazem parte de nossa convenção estadual.

Segue um breve relato do que temos vivido em nossa cidade durante o ano de 2025.

Conseguimos retornar a nossa Escola Bíblica Dominical em janeiro com um bom número de irmãos dedicados em crescer no conhecimento bíblico e tem sido bênção para a igreja estar reunida todos os domingos de manhã em um café de comunhão e depois aprendizado da Palavra.

Em janeiro tivemos um culto especial de separação de diáconos para auxiliarem nos trabalhos, irmãos que já vinham somando a tempos na igreja e agora ainda mais, pois continuam firmes, ajudando no desenvolvimento.

Estamos ainda em construção na parte dos fundos do templo, fazendo os banheiros para melhor atender nossos membros e visitantes, porém tivemos um contratempo no mês de junho quando uma parte grande do forro acabou caindo, mas somos gratos a Deus que nos deu livramento, acontecendo este fato numa madrugada chuvosa. A situação foi bastante complicada, pois não tínhamos nenhuma condição financeira para proceder aos reparos necessários. Alguns irmãos se ajuntaram e começaram a fazer campanha financeira com pessoas de fora da igreja e conseguirmos levantar os recursos para dar início. Foram dias de provas, mas Deus abriu as portas usando também nossa Cibipar para nos abençoar e assim conseguimos no final de julho deixar tudo em ordem, para glória do Senhor.

Estamos em discipulado de batismo e em outubro queremos levar às águas, novos irmãos que farão parte da igreja.

Os cultos realizados nos lares (Cristo em Casa) têm sido muito produtivos, tanto para a família que recebe como para os irmãos que estão participando, pois está gerando crescimento espiritual e maior compromisso com a igreja.

Em janeiro/2026 terminaremos o pagamento do financiamento do terreno onde está o templo.

Um milagre que conseguimos alcançar, bem como, um templo construído e quase finalizado

em 05 anos. Um milagre porque os recursos são pequenos.

Em tudo, queremos agradecer a todos que nos tem ajudado, tanto em apoio de intercessão

como financeiro. Deus abençoe a todos e seguimos de pé sempre firmes no propósito que

precisamos ainda alcançar. Há muito ainda a ser feito nesta cidade.

Setembro de 2025.

ree
ree



Litoral - PR

Pr Roberto Ale e Silvia

Missionários em Meio aos Guaranis do Litoral Paranaense.


ree


1984 - Foi um início muito complicado, sem entender a língua e a cultura. E ainda para nos adaptamos, ainda com duas crianças uma filha 3 anos e uma 2 meses. Buscando em Deus estratégias e como fazer.

 




Então veio a luz, primeiro passo para entrosarmos, o futebol ⚽ onde aí iniciamos as estratégias de evangelismo. Depois do futebol, conversas, falar da palavra de Deus, convidado para chegarem na nossa. Mas para eles isso causou uma desconfiança entre ele, porque? Nunca aconteceu de brancos ou na língua (dirua) morando entre eles.


ree

Silvia foi como professora ainda com uma classe multiseriada. Para ela foi difícil por não entender a língua. Conseguimos um tradutor bilíngue que já entendia o português.








ree

Sempre nosso trabalho entre esse povo indígenas foi base Bíblica, métodos estudo Bíblico, escola dominical, reuniões com crianças, adolescentes, reuniões

de senhoras, indígenas, retiros com jovens, futebol, vôlei e também com brincadeiras e costumes da cultura e ainda com a realização de batismos.



ree




Francisco Beltrão - PR

Relatório do campo missionário de Francisco Beltrão

Francisco Beltrão dia 12 de setembro de 2025.


Graça e paz.


Encontro de mulheres
Encontro de mulheres

Batismo
Batismo

Mês de Outubro:

Encontro de Mulheres








Mês de novembro:

Tivemos 3 pessoas que batizamos






Mês de janeiro:

Iniciamos com o projeto de vida com 12 dias de oração, cada dia para os 12 meses de 2025 com o tema para todo o ano que é: " Santificai- vos”. Tivemos o envolvimento dos departamentos e toda a igreja.


Mês de abril:

Recebimento de membro: 1 membro, por testemunho.



Almoço de comunhão
Almoço de comunhão



Mês de maio:

Almoço de comunhão com a igreja.







Trilha com Jesus
Trilha com Jesus







Mês de junho:

Tivemos momentos com jovens: trilha com Jesus.











Encontro de casais
Encontro de casais






Mês de Julho

Encontro de casais.









Atividades Semanais

Às terças-feiras oração á tarde ás 14:00hs e noite ás 20;00 Oração.

Às quintas-feiras visita pastoral.

Todos os primeiros domingos do mês consagração com os obreiros e grupo louvor.

As Reuniões da União Feminina acontecem uma vez por mês.

No mês de setembro teremos início a um curso de mentoria de Capacitação com o tema: Só Elas.

Estamos com um projeto social Semeando Alegria, onde conseguimos doar um enxoval completo para um bebê, com chá de fraldas e um berço completo. Temos dentro desse projeto o alvo de vestir e calçar algumas crianças no natal.

Temos hoje 32 membros, 10 que participam que ainda não tomaram decisão de fazer parte da membresia e 9 crianças.

Quero aqui agradecer todo apoio da CIBIPAR, para com o Campo missionário de Francisco Beltrão, que Deus continue abençoando toda a diretoria.

Até aqui nos ajudou o Senhor.

Missionário José Fernando e Elizabeth Garcia...



ree

Comentários


bottom of page